quarta-feira, 21 de abril de 2010

Alavares de Azevêdo

Resumo:

Poeta que melhor representou a estética ultra-romântica. Tendência aos aspectos mórbidos e depressivos da existência, degeneração dos sentimentos, decadentismo e até satanismo. A escolha vocabular reflete essa tendência: "pálpebra demente", "matéria impura", "fúnebre clarão", "boca maldita", entre outros.

Principais Obras:


•"Liras dos vinte anos" - Livro-síntese dessa geração pois revela a força lírica e a v ironia romântico-macabra.



•"Macário" - Composição livre, meio diálogo, meio narração.



•"O Conde Lopo"



•"Poema do Frade"



•"Pedro Ivo" (Poemetos)



•"Noite na Taverna" - Prosa narrativa fala da boemia estudantil da época, que era uma forma de protesto e fuga.


Poema:

"Mas essa dor da vida que devora

A ânsia de glória, o dolorido afã...

A dor no peito emudecera ao menos

Se eu morresse amanhã!"

" Quando falo contigo, no meu peito

esquece-me esta dor que me consome:

Talvez corre o prazer nas fibras d'alma:

E eu ouso ainda murmurar teu nome!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário